fbpx

7 sinais de que você está no caminho certo dos estudos para concurso

Uma dúvida comum tanto a quem está começando quanto a quem já vêm estudando há um tempo é: existe um caminho certo dos estudos para concurso?

Já adiantamos que a resposta é não. Cada pessoa tem as suas próprias particularidades e necessidades, de maneira que não existe um jeito certo ou errado de estudar, mas sim o que melhor se adequa a você. E isso só se descobre testando as possibilidades, certo?

Porém, existe uma série de boas práticas que podem te deixar mais próximo da aprovação. Afinal, melhor do que aprender com os próprios erros, é conseguir antecipá-los.

caminho certo do estudos para concurso

Apesar de não existir um caminho certo dos estudos para concurso, boas práticas te deixam mais próximo da aprovação (Foto: Freepik)

Como saber se estou no caminho certo dos estudos para concurso?

Separamos aqui 7 sinais de que você está no caminho certo dos estudos para concurso. Confira se eles aparecem na sua preparação!

1# Começou a estudar antes da publicação do edital

Um dos maiores erros nos estudos para concurso é esperar a publicação do edital para dar início à preparação.

A princípio, pode parecer que só vale a pena estudar para um determinado concurso se o edital já está aberto.

Mas, é importante ter em mente que, principalmente em concursos maiores, como os da área Policial ou da Receita Federal, por exemplo, isso pode não funcionar. Isso porque são seleções muito concorridas, com conteúdos extensos e grande número de matérias.

Via de regra, o edital é publicado alguns meses antes da prova. Se o candidato deixa para dar início aos estudos apenas depois da sua publicação, além de ter grandes chances de não dar conta de conseguir estudar tudo, ele estará concorrendo com pessoas que já estavam muito mais adiantadas na preparação.

2# Usa o edital anterior como referência

Mas se o ideal é não esperar a publicação do edital para dar início aos estudos, como saber por onde começar os estudos?

O pulo do gato está em utilizar o edital anterior como referência para a preparação, já que os conteúdos não variam muito de um concurso para o outro, principalmente se o último foi realizado há pouco tempo. Assim, quando o novo sair, basta fazer as devidas adaptações.

Caso você tenha iniciado há pouco tempo a sua preparação, de maneira que ainda não tenha nem escolhido uma área, já dá para iniciar os estudos com as matérias mais frequentes na maior parte dos concursos. São elas:

  • Língua Portuguesa
  • Matemática Básica
  • Informática
  • Direito Constitucional
  • Direito Administrativo

3# Monta um planejamento de estudos

Quem já estuda há algum tempo já deve ter percebido que não dá para dizer que vai estudar e pronto. É preciso ter um planejamento sólido de estudos.

Não basta pegar um plano de estudos pronto na internet. É preciso olhar para a sua própria rotina e saber onde encaixar os horários para a preparação.

Outra dica que pode ajudar bastante a dar conta dos editais, principalmente os mais extensos, é distribuir as matérias em ciclos de estudo, de forma a não negligenciar nenhuma das disciplinas durante a preparação.

Confira mais dicas de estudo e informações sobre concursos no canal do YouTube da Folha Dirigida!

4# Tem um espaço reservado para o estudo

É normal que quem está estudando para concurso utilize qualquer momento livre do dia para estudar, como durante o horário de almoço do trabalho ou no transporte público. E esse também é um sinal de que você está no caminho certo dos estudos para concurso.

No entanto, ter um espaço dedicado para os estudos também é essencial, principalmente para os momentos em que está tendo contato com um conteúdo pela primeira vez.

Além da questão do conforto, ter um espaço em que os materiais de estudo já estejam dispostos economizará tempo. Também tornará mais fácil se desligar dos problemas e distrações externos e focar na preparação, já que o seu cérebro entenderá com mais facilidade que aquele é o seu momento de estudar.

5# Faz um estudo ativo

Quando entramos em contato com um conteúdo pela primeira vez, não basta assistir uma videoaula ou ler um PDF. Não se você quer fixá-lo na sua mente até a data da prova.

Uma das melhores maneiras de, de fato, se concentrar no que está vendo e assimilar a informação é escrevendo em suas próprias palavras.

Assim como você está potencializando o seu foco e o entendimento do que o professor ou o material escrito está explicando, também estará construindo as anotações que servirão de consulta para o momento de revisão.

6# Pratica com exercícios

Não basta apenas ler, assistir videoaulas e fazer anotações sobre os conteúdos do edital. Também é necessário colocar em prática os conhecimentos absorvidos. Afinal, toda prova de concurso consiste em responder questões, não é mesmo?

É através dessa prática que será possível identificar se você está no caminho certo dos estudos no sentido de estar compreendendo o conteúdo, em quais tópicos está se saindo bem e em quais precisa de mais estudo.

Fazer provas antigas auxiliará ainda na percepção de quais partes do edital são mais cobradas nas provas e, por consequência, quais delas demandam maior atenção e cuidado.

7# Faz revisões constantes

Junto com o estudo ativo e a prática com questões, a revisão também é essencial para uma maior retenção do conteúdo na memória.

Pode parecer perda de tempo voltar a um conteúdo que você já viu, com tantos outros novos para estudar. Mas, para que o nosso cérebro retenha a informação, é necessário que tenhamos contato com ela mais vezes.

Além dos resumos produzidos durante o estudo da teoria, existem diversas outras formas de fazer revisão, como através de mapas mentais e flashcards, por exemplo.

Lembra que falamos logo no início que não existe um caminho certo dos estudos para concurso? Pois cabe a você testar diferentes técnicas e descobrir qual se aplica melhor a ti!

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *