fbpx

Por onde começar a estudar para concursos?

Se você nunca estudou ou mesmo antes de começar a estudar, eu tenho certeza absoluta de que você já deve ter se perguntado: por onde começar a estudar para concursos?

Então eu vou trazer aqui algumas dicas que eu gostaria de ter escutado no início da minha jornada. Mas vamos fugir do comum, tudo bem?

Pesquisar as carreiras, escolher uma área, organizar seu cantinho de estudos, escolher um edital de base, estabelecer metas, executar, estudar mesmo sem vontade, etc. Tudo isso você já ouviu por aí. Muitas vezes.

A grande verdade é que a nossa história em concursos é menos linear e planejada.

por onde começar a estudar para concurso?

É normal que quem está iniciando a preparação se pergunte por onde começar a estudar para concursos (Foto: Freepik)

Por onde começar a estudar para concursos?

Vamos ver se se identifica (sim, esse uso do “se se” está correto) com a seguinte situação: você está em casa de boa e, do nada, alguém da sua família fala “Fulano, viu que saiu o concurso XPTO (encaixe aqui qualquer concurso)?”

A partir disso, você se vê imerso em um mundo completamente novo, pesquisando apostilas ou cursos para fazer aquela prova.

Mas, na real, você não faz ideia de por onde começar! É assim em 99% dos casos. Eu vou dar aqui algumas dicas mais práticas em termos de matérias para dar foco no início da sua jornada, as quais você poderá utilizar na maioria dos concursos que quiser prestar.

Por quais matérias começar a estudar para concurso?

Vamos, então, começar do básico! Com quais matérias você deve começar seus estudos? Eu vou listar as cinco que predominam em concursos de nível médio, mas também aparecem com grande frequência em concursos de nível superior:

  1. Língua Portuguesa
  2. Matemática Básica
  3. Informática
  4. Direito Constitucional
  5. Direito Administrativo

Eu sei que você está louco(a) para começar a zerar essa lista, uma por uma. Mas o meu conselho é que você veja as cinco matérias ao mesmo tempo! Sim! Ao mesmo tempo.

Não significa que você irá misturar regra de três com sujeito e predicado, futuro servidor! Significa que você deve organizar seu cronograma de estudo para entrar em contato com todas essas disciplinas na mesma semana, por exemplo!

Você pode estudar uma disciplina por dia (eu não recomendo, mas sei que muitos o fazem). Você pode estudar duas disciplinas por dia. Três, quatro ou até cinco!

Faça sessões de estudo

Veja só, se você tem cinco horas por dia para estudar, pode perfeitamente realizar sessões de estudos de 60 minutos para cada uma das disciplinas, todas no mesmo dia.

Dessa forma você garante dois elementos importantíssimos no seu processo de aprendizagem: a intercalação de assuntos e a repetição espaçada.

Eu sei que muitos não têm tempo para se dedicar integralmente aos concursos, outros acabam reservando pouco tempo para isso.

De maneira simples, para que você comece seus estudos escolhendo a matéria mais importante da lista, eu aponto para a Língua Portuguesa. Quem não domina essa matéria, tem muitas dificuldades nos concursos.

Calce as sandálias da humildade e, mesmo com seus 13 anos de aulas de Português – dos anos iniciais até o fim do ensino médio –, entenda que a base de um candidato bem preparado está no domínio das estruturas textuais, na correta utilização do nosso vernáculo e, principalmente, na interpretação de textos.

Decida estudar e comece!

Bons estudos!

Você pode gostar...

1 Resultado

  1. EDSON LEITE disse:

    Dicas essenciais para quem quer começar um concurso publico

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *