fbpx

Carreiras públicas: como escolher a sua?

Para quem decidiu fazer concurso, o primeiro passo deve ser conhecer quais são as opções de carreiras públicas.

Isso porque, para decidir para qual área ou concurso estudar, é necessário conhecer quais são as atividades inerentes à profissão.

Afinal, não adianta escolher só pela estabilidade ou pela remuneração. Se o seu objetivo é ser aprovado, depois da nomeação, esse será o seu trabalho.

Portanto, é preciso escolher um cargo que tenha a ver com o que você gosta, levando em conta a sua saúde mental e um grau de satisfação em atividades que levarão entre 30 e 40 horas semanais.

Para ajudar nessa sua escolha, preparamos um desafio. Mas calma, não é nada muito complexo. Separamos abaixo algumas perguntas para te ajudar a entender quais carreiras públicas têm mais a sua cara.

carreiras públicas

Conhecer o seu perfil e quais são as carreiras públicas são passos fundamentais para escolher um concurso com a sua cara (Foto: Freepik)

O que é concurso público?

Antes de tudo, o primeiro passo é entender o que é concurso público. Nada mais é que a forma de ingresso para todos que querem ser servidores públicos.

De maneira resumida, o edital sai e o interessado precisa se inscrever. Após ter sua inscrição confirmada, o candidato terá avaliações. Somente passando em todas as etapas e possuindo todos os requisitos é que haverá chance de convocação.

Como escolher uma carreira pública?

Como falamos acima, não pense apenas no salário. E, lembre-se também, que você estará servindo ao público. Para decidir, se faça perguntas como:

  1. Quais são as minhas habilidades?
  2. Quais as minhas matérias favoritas?
  3. O que eu não faria de jeito nenhum?
  4. Eu mudaria de cidade?
  5. E de estado?
  6. Qual a minha expectativa salarial?

Conheça suas habilidades

Primeiramente, pense que a sua vaga no serviço público é um emprego. Assim como seria na iniciativa privada.

Nesse sentido, cada cargo tem funções e atividades inerentes àquela posição específica.

Portanto, ter autoconhecimento das suas habilidades, do que faz bem e do que gosta de fazer é um bom passo para entender em qual órgão ou quais das carreiras públicas você melhor se encaixaria. Além de saber quais teriam mais a ver com você.

Quais são as suas matérias favoritas?

Uma boa forma de escolher uma área, cargo ou concurso é entender quais são as suas matérias favoritas.

Isso porque as provas já têm disciplinas que terão a ver com o exercício do cargo. E, muitas vezes, essas matérias têm maior peso ou número de questões na prova.

Por exemplo, carreiras policiais, que integram a área de Segurança, podem exigir mais de Direito Penal.

Já para os cargos administrativos, pode haver um peso maior em disciplinas como Direito Administrativo ou aquelas ligadas à Administração, e por aí vai.

O que você não faria de jeito nenhum?

Por outro lado, também é válido pensar em quais carreiras públicas não têm nada a ver com você, para já desconsiderar. Que funções você não sente a mínima vontade de executar?

Por exemplo: pessoas que fizeram algum curso na área de Humanas costumam abominar as matérias de Exatas. Dessa forma, talvez alguém que não gosta de Matemática não se sinta bem em cargos da área Fiscal.

Para fazer essa análise, também é importante voltar à etapa das suas habilidades e do autoconhecimento.

Uma pessoa muito sensível pode não se identificar e não se sentir bem em um cargo policial. Inclusive, no caso dos concursos de polícia essas características são avaliadas no teste psicotécnico.

Você mudaria de cidade? E de estado?

Algo muito comum para quem faz concurso público é viajar para outras cidades para fazer prova.

Porém, antes de investir em concursos longe da sua casa ou até mesmo do seu estado, você precisa saber se realmente se mudaria caso fosse passasse na seleção.

Ou se simplesmente vale pagar a viagem apenas para treinar para o dia da prova para a qual está realmente se preparando.

A única pessoa que pode responder essa pergunta é você mesmo. Porém, alguns questionamento que é possível se fazer para a tomada de decisão são:

  • Você teria condições financeiras de fazer a mudança?
  • A sua família iria com você?
  • Você estaria disposto a morar longe de parentes e amigos?

Aqui, não existe resposta certa. Responda de acordo com o que for mais confortável, dentro das suas possibilidades e do que você toparia fazer.

Leve em consideração também que, em concursos federais, pode ser uma possibilidade conseguir outra lotação no futuro, que inclusive poderia ser mais perto da sua casa.

Além disso, alguns candidatos fazem provas em outros estados mas continuam estudando para, quando surgir a oportunidade, tentar um cargo mais perto da sua cidade de origem.

Qual a minha expectativa salarial?

Sim, esse não deve ser o único motivo para você fazer concurso, mas é também muito importante. Afinal, você não vai querer lidar com a frustração lá na frente. Por isso, no concurso público, também existe o planejamento de carreira.

Você pode escolher fazer um concurso agora que tenha um salário menor, mas que tenha condições de passar nesse momento e já garantir seu salário de servidor público. Depois, nada impede que você continue a estudar para um cargo com uma remuneração mais alta.

Tenha foco

Um dos maiores erros de quem está começando a estudar para concurso público é a falta de foco. Não é para sair fazendo todas as provas e nem estudando para todos os concursos.

A ideia é que, ao escolher uma área, você tenha disciplinas em comum na sua preparação. Assim, conforme forem surgindo os concursos para aquele cargo ou tipo de órgão, basta adaptar os estudos

Outra opção ainda é focar em um concurso específico e fazer outras provas dentro daquela área conforme eles forem surgindo. O que é melhor para você, apenas o tempo, a experiência e o autoconhecimento dirão.

Faça sua própria pesquisa

Tentamos aqui dar uma resumida em como conhecer algumas das carreiras públicas. Agora, cabe a você, futuro servidor, fazer a sua própria pesquisa.

Eis o seu desafio: procure informações sobre as áreas, os cargos e os órgãos públicos para ver com quais você mais se identifica, levando em consideração esses fatores de que falamos aqui e as respostas às perguntas acima. Boa sorte!

Você pode gostar...

1 Resultado

  1. Wandinha disse:

    Meu pai foi policial, e carrego no peito um sonho. Não descarto concurso para tribunais, mesmo sabendo que não irei me adaptar. O importante é seguir com o sonho.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *