fbpx

Como estudar com 100% de foco

Douglas Schneider, colunista Folha Dirigida

Estudar exige atenção e todos nós sabemos disso. Não é de hoje que um “presta atenção, menino(a)” faz parte do cotidiano de quem estuda. Na época de escola era o(a) professor(a) quem falava. Na hora da tarefa, em casa, seus pais insistiam na ideia. Agora, é você quem repete para si esse mantra e… nossa, como é difícil prestar 100% de atenção naquilo que estamos fazendo!

São inúmeras as distrações, especialmente aquelas vindas desse aparelho eletrônico que te acompanha desde o despertar, até o adormecer – o tal celular e suas notificações. A verdade é que estamos sempre esperando a próxima notificação, o próximo aviso. Estamos cercados por muitos estímulos, muitas informações, a dois cliques de distância. Isso pode ser bom, mas, nos estudos, também pode ser um grande vilão.

Então, como você pode fazer os seus estudos com 100% de foco e atenção? Seguem algumas dicas:

1) Organize seu “cantinho de estudos”

Não precisa ser um escritório profissional, basta que seja o lugar o qual você associa aos estudos. Nele, organize seus materiais e ferramentas, deixando apenas o necessário para estudar – livro, estojo e um relógio, por exemplo. Elimine distrações, como aquele calendário no qual anota seus compromissos do mês, afinal seu objetivo é estar concentrado no estudo que irá executar. Na hora que estiver estudando, você não precisa do seu bloco de anotações de itens a resolver na casa, então deixe isso em outro lugar.

2) Mantenha o seu celular fora do seu alcance

Vamos trabalhar com a regra, ok? Se você utiliza seu celular para assistir a videoaulas, ele é uma das suas ferramentas de estudo – desde que esteja com todas as notificações desativadas – e ficará próximo. Durante os estudos, sua atenção precisa estar no seu material principal, no conteúdo a ser aprendido, não no mundo lá fora.

3) Faça sessões de estudo mais curtas

Sessão de estudo é o momento em que você estuda uma disciplina. Não existe uma duração padrão para as sessões de estudos, mas minha recomendação é que ela dure 60 minutos, no máximo. Contabilize seu descanso de até dez minutos nesse intervalo de tempo. Pesquisas mostram que quão mais curtos forem os períodos de estudo, mais atenção você terá ao realizá-lo.

4) Estude ativamente

Mexa as mãos enquanto estuda. Como assim, Douglas? Anote! Anote, com as suas próprias palavras (poucas), o que conseguir depreender da sua leitura ou videoaula. Não é copiar! É conseguir esquematizar, de maneira curta e pontual, o conteúdo estudado. Desafie-se a anotar cada vez menos palavras com mais informações, mas anote. Isso faz muita diferença.

5) Mude o estímulo quando perder a atenção

Muita gente tem dificuldade em fazer isso, sabia? A pessoa assiste às videoaulas de determinada disciplina, já não presta mais atenção em nada, mas insiste em continuar. Não faça isso! Mude a atividade.

Uma situação prática: se você está assistindo a uma videoaula sobre a Lei 8.112/1990 e percebe que sua atenção já não está mais 100%, basta pausar a videoaula (anotando onde parou), abrir a legislação (no site do Planalto ou impressa) e iniciar a leitura dos dispositivos que foram explicados pelo(a) professor(a). Apenas ler? Claro que não! Você vai esquematizar os dispositivos! Quer um exemplo?

Lei 8.112/1990

Art. 8o  São formas de provimento de cargo público: 

I – nomeação; 

II – promoção; 

III – ascensão;

IV – transferência;

V – readaptação; 

VI – reversão; 

VII – aproveitamento; 

VIII – reintegração; 

IX – recondução.

 

Esquematizando…

 

Acredito que, com essas dicas, seu foco nas sessões de estudo pode mudar de patamar.

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *