fbpx

Ensino online ou ao vivo?

Maurício Soares, colunista da Folha Dirigida

Acredito que depois de “Ser ou não ser, eis a questão? “ de Shakespeare, a pergunta que dá título a coluna desta semana, é uma das mais famosas que já ouvi e, na verdade, poderia até ser uma grande questão a ser respondida, não fossem os pontos que passarei a expor para você meu amigo e minha amiga concurseira.

No que pese o fato de que os cursos online trazem ao candidato um baixo custo logístico, já que não gastam dinheiro com passagem, um eventual lanche e poupam tempo de deslocamento, podem representar um risco para aqueles que têm difi culdade de
se concentrar e manter o foco por mais de uma hora nos estudos.

Outro risco para o foco é personificado na fi gura dos parentes que nem sempre respeitam o concurseiro em seu horário e local
de estudo.

Os cursos presenciais apresentam, por óbvio, as dificuldades de logística já apresentadas, mas levam vantagem no fato de o aluno poder tirar suas dúvidas na hora com o professor e aproveitar as perguntas dos outros para observar pontos de vistas diferentes.
Ah sim, claro! Já estava esquecendo!

A carga horária dos cursos online é muito superior aos cursos presenciais! E isso é bom? Se todo aquele universo de horas e PDF’S caísse na prova sim!
Contudo, o que observamos é que, embora maiores, as cargas horárias não conseguem se sustentar 100% no que eventualmente vai aparecer na prova. Por sua vez, embora menores, as cargas horárias dos cursos presenciais são mais direcionadas para o que vai aparecer no certame.

Conclusão, o curso Presencial aos olhos deste seu amigo ainda parece mais eficiente. Antes de terminar, preciso fazer uma justiça!
Trabalhei e trabalho nos maiores cursos online do Brasil e todos sempre trataram seus alunos com atenção, respeito e honestidade.
A escolha do seu curso, seja ele presencial ou online, dependerá do seu momento de ida e de como um curso preparatório poderá
se enquadrar nos seus hábitos de forma sadia e honesta.

Não transforme o estudo em algo pesado e se precisar de mim, sabe onde me encontar.

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *