FUNAG, IPRI, CHDD: a sopa de siglas do Itamaraty
[vc_row type=”in_container” full_screen_row_position=”middle” scene_position=”center” text_color=”dark” text_align=”left” overlay_strength=”0.3″ shape_divider_position=”bottom”][vc_column column_padding=”no-extra-padding” column_padding_position=”all” background_color_opacity=”1″ background_hover_color_opacity=”1″ column_link_target=”_self” column_shadow=”none” column_border_radius=”none” width=”1/1″ tablet_width_inherit=”default” tablet_text_alignment=”default” phone_text_alignment=”default” column_border_width=”none” column_border_style=”solid”][vc_column_text]As três instituições em material publicitário (FUNAG/Facebook).
A sopa de siglas
Os que acompanham as publicações da Fundação Alexandre de Gusmão (FUNAG) nas redes sociais já devem ter reparado em um detalhe. É muito comum aparecerem ao lado da marca da fundação as logomarcas do IPRI e do CDHH. O que é, afinal, essa sopa de siglas?
A fundação
Apesar de ser muito conhecida pela sua biblioteca digital, a FUNAG é muito mais que uma editora de livros. Trata-se de uma fundação pública, vinculada ao Ministério das Relações Exteriores (MRE), com ampla missão institucional.
Em funcionamento há quase 50 anos, a fundação foi criada por meio da publicação de uma lei, em 1971, no governo Médici. Seus objetivos básicos são:
“1. realizar e promover atividades culturais e pedagógicas no campo das relações internacionais e da história diplomática do Brasil;
2. realizar e promover estudos e pesquisas sobre problemas atinentes às relações internacionais;
3. divulgar a política externa brasileira em seus aspectos gerais;
4. contribuir para a formação no Brasil de uma opinião pública sensível aos problemas da convivência internacional;
5. apoiar a preservação da memória diplomática do Brasil; e
6. desenvolver outras atividades compatíveis com suas finalidades e estatutos.” (Missão institucional da FUNAG)
O seu último presidente foi o embaixador Sérgio Eduardo Moreira Lima. Até o momento, não foi designado novo ocupante do cargo. Muito provavelmente, espera-se indicação do novo governo, que tomou posse dia 1 de janeiro de 2019.
Braços da FUNAG
Com o tempo, foram criados dois outros órgãos para apoiar a FUNAG no cumprimento dos seus objetivos: um instituto e um centro.
Esses órgãos, apesar de fazerem parte do organograma da fundação, são muito atuantes e adquiriram estrutura própria.
São eles:
- o Instituto de Pesquisa de Relações Internacionais (IPRI); e
- o Centro de História e Documentação Diplomática (CHDD).

Logomarcas dos “braços” da FUNAG.
O instituto
Atualmente, o IPRI é dirigido pelo embaixador Paulo Roberto de Almeida, que o define como um “braço assemelhado a um think tank criado em 1987 no âmbito da FUNAG”.
O instrumento de criação do instituto foi um decreto, editado pelo presidente José Sarney. Conforme apresentado no seu site, o IPRI converge esforços em quatro objetivos:
“- desenvolver e divulgar estudos e pesquisas sobre temas atinentes às relações internacionais;
– promover a coleta e a sistematização de documentos relativos a seu campo de atuação;
– fomentar o intercâmbio científico com instituições congêneres nacionais e estrangeiras; e
– realizar cursos, conferências, seminários e congressos na área de relações internacionais.”
Um dos eventos mais famosos promovidos pelo IPRI é a serie Percursos diplomáticos, que promove o registro em vídeo de personalidades da diplomacia brasileira contanto, elas próprias, as experiências e memórias das suas trajetórias profissionais.
O centro
Por sua vez, o CHDD é dirigido pelo embaixador Gelson Fonseca Junior e tem sua origem em um decreto de 1996, editado pelo presidente Fernando Henrique Cardoso.
Inicialmente, o centro foi batizado como Centro Barão de História e Documentação Diplomática, condensado estranhamente na sigla “CBRB”. Em 2001, novo decreto deu a nomenclatura atual.
O centro assume três finalidades:
“- promover e divulgar estudos e pesquisas sobre história diplomática e das relações internacionais do Brasil;
– criar e difundir instrumentos de pesquisa, incentivar e promover a edição de livros e periódicos sobre temas de sua competência; e
– promover a realização de atividades de natureza acadêmica no campo da história diplomática.”
O periódico Cadernos do CHDD é a sua publicação mais famosa.

Livro 33 do “Cadernos do CHDD”, com a transcrição de telegramas dos primeiros enviados brasileiros a países sul-americanos, na década de 1830; e das embaixadas brasileiras na Europa, no contexto da II Guerra Mundial.
As diferenças entre FUNAG, IPRI e CHDD
Na leitura dos objetivos e finalidades das três siglas ligadas, pode parecer que elas se confundem.
Essa interpretação não chega a ser equivocada. Afinal, todas compartilham da mesma ideia originária. No entanto, cada uma se destaca ao seu modo. Por exemplo:
- a FUNAG tem se tornado conhecida pela publicação de milhares de livros sobre relações internacionais e política externa brasileira;
- o IPRI, na promoção de eventos e seminários no tema das relações internacionais, em interação com outras instituições públicas e privadas, até mesmo de outros países; e
- o CHDD, na elaboração de periódicos e na pesquisa historiográfica, sobretudo no campo da “história diplomática” .
Em muitos casos, as três instituições se unem para realização de um evento comum, que acaba ocorrendo no Instituto Rio Branco. Nessas ocasiões, surge a quarta sigla: IRBr.
Ainda, se lembrarmos do ministério que congrega todo o grupo (MRE), a conta vai para cinco.
A sopa só engrossa!
Endereços úteis
- Página da FUNAG
https://www.facebook.com/funagbrasil/ - Bilioteca digital da FUNAG
http://www.funag.gov.br/biblioteca/ - Facebook da FUNAG
https://www.facebook.com/funagbrasil/ - Página do IPRI
http://www.funag.gov.br/ipri/ - Série “Percursos diplomáticos”
http://www.funag.gov.br/ipri/index.php/percursos-diplomaticos - Página do CHDD
http://www.funag.gov.br/chdd/ - Série “Cadernos do CHDD”
http://www.funag.gov.br/chdd/index.php/cadernos-do-chdd - Página do IRBr
http://www.institutoriobranco.itamaraty.gov.br/
[/vc_column_text][vc_row_inner column_margin=”default” text_align=”left”][vc_column_inner column_padding=”no-extra-padding” column_padding_position=”all” centered_text=”true” background_color_opacity=”1″ background_hover_color_opacity=”1″ column_shadow=”none” column_border_radius=”none” column_link_target=”_self” width=”1/1″ tablet_width_inherit=”default” column_border_width=”none” column_border_style=”solid”][divider line_type=”No Line”][nectar_btn size=”jumbo” open_new_tab=”true” button_style=”regular” button_color_2=”Accent-Color” icon_family=”none” url=”https://maquinadeaprovacao.com.br/concursos/planos-concursos//” text=”Conheça os planos”][divider line_type=”No Line”][/vc_column_inner][/vc_row_inner][/vc_column][/vc_row]