Lifelong learning: saiba o que é e qual sua importância
*Autor convidado
Você já ouviu falar em lifelong learning e qual a sua importância?
Uma realidade é que estamos presenciando um ambiente social e econômico com profundas mudanças e impactos em várias dimensões das nossas vidas, tanto na esfera pessoal quanto profissional.
É natural associarmos tudo o que está ocorrendo como consequência da pandemia da COVID-19. No entanto, não é bem assim: a pandemia apenas acelerou o que já estava em processo de acontecer.
Todos nós já acompanhávamos, de cinco anos para cá, o avanço crescente das plataformas e aplicativos digitais trabalhando em conjunto com as grandes massas de dados armazenadas na internet.
Esses avanços já indicavam que ocorreria uma mudança radical na forma que lidamos com os meios de produção e consumo, com a nossa compreensão de carreira profissional e também como deve ser o nosso aprendizado.
Surge então uma grande pergunta: como nos manter atualizados, produtivos e realizados numa sociedade cada vez mais hiperconectada e digital que demanda constantemente novos saberes, habilidades e atitudes que se somam ao aumento da expectativa de vida da população e a aposentadoria cada vez mais distante?
Uma das possíveis respostas para essa pergunta é o lifelong learning que significa aprender por toda a vida, a qualquer momento e em qualquer lugar.

Lifelong learning que significa aprender por toda a vida, a qualquer momento e em qualquer lugar (Foto: Freepik)
Busca pelo aprendizado constante
Nesse novo momento, as palavras imprevisível, incerteza e dúvida tomaram conta do nosso cotidiano. Certamente, você não deve passar um dia sem escutar ou falar uma dessas palavras.
Todas elas têm a ver com a forma que lidamos com as nossas decisões, objetivos e metas no curto, médio e longo prazo.
É certo que essas questões sempre fizeram parte da condição humana. Nunca sabemos o que virá no dia de amanhã.
Vivíamos até pouco tempo atrás num mundo em que as mudanças levavam mais tempo para acontecerem. Fazíamos escolhas para nossa vida profissional e tínhamos a certeza (ou a ilusão) de que não seria mais necessário aprendermos novas técnicas, procedimentos e conceitos.
Eventualmente faríamos atualizações periódicas e previamente estabelecidas, dependendo da profissão escolhida e assim a vida seguiria em frente.
Importância dos certificados e do saber fazer
No entanto, as coisas mudaram (e muito). Não serão mais suficientes os diplomas e certificados emitidos pelas universidades e escolas.
Eles continuarão importantes para abrirem as portas para as primeiras oportunidades, para inspirarem os estudantes na busca de saberes, experiências e atitudes.
Mas não serão mais a garantia exclusiva para permanência no mercado de trabalho.
Para que estejamos sempre dispostos a aprender, algumas características são importantes:
- Automotivação
- Flexibilidade
- Adaptabilidade
Cada vez mais, o que a sociedade e o mercado demandarão são indivíduos que não tenham apenas o conhecimento conceitual, mas o conhecimento na prática, ou seja: o saber fazer!
O lifelong learning tem como maior objetivo manter os profissionais como eternos aprendizes, aumentando as oportunidades de empregabilidade e de satisfação consigo mesmo e com o mundo.
Como saber a hora de se atualizar
No meio disso tudo, como saber o que aprender? Algumas dicas:
- Faça parte de grupos de discussão sobre os principais temas da sua profissão. Fique atento às tendências.
- Identifique se os processos que você faz diariamente estão monótonos, repetitivos e explorando pouco da sua criatividade e da sua comunicação. Se isso estiver acontecendo, faça uma correção de caminho, veja o que pode ser feito de forma diferente, aponte soluções e melhorias.
- Evite prever o futuro baseado nas experiências do passado. Faça essas comparações de forma moderada, mas não com confiança absoluta.
- Exercite explicar o que você faz para uma criança ou adolescente. Pergunte ao final se ele (a) entendeu e perceba pela resposta se faz sentido para o mundo que ele (a) tem na cabeça. As crianças geralmente enxergam tendências antes dos adultos.
- Procure dentro da sua universidade os serviços de orientação à carreira. Peça o apoio de profissionais para mapear os seus pontos fortes e fracos.
Os principais verbos desse novo mundo
Para finalizar, se pudéssemos resumir esse novo mundo digital pós-pandemia em três verbos, eles seriam:
- Aprender
- Desaprender
- Reaprender
Se não desenvolvermos essas habilidades na nossa forma de vermos o mundo, estaremos destinados a perder relevância, importância e inevitavelmente, a empregabilidade.
*Esse é um artigo criado por um autor convidado e suas opiniões são próprias, e não necessariamente refletem as ideias da empresa.
Sobre o autor
Max Damas é Pró-reitor Acadêmico do Centro Universitário UniCarioca. Engenheiro de Computação, Mestre em Engenharia de Sistemas e Doutor em Engenharia de Produção. Assessor da Presidência da Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES). Avaliador do MEC/INEP. Autor, palestrante e especialista em Educação, Tecnologia e Inovação.