fbpx

O que os candidatos aprovados em concurso tem em comum?

[vc_row type=”in_container” full_screen_row_position=”middle” scene_position=”center” text_color=”dark” text_align=”left” overlay_strength=”0.3″ shape_divider_position=”bottom”][vc_column column_padding=”no-extra-padding” column_padding_position=”all” background_color_opacity=”1″ background_hover_color_opacity=”1″ column_shadow=”none” column_border_radius=”none” width=”1/1″ tablet_text_alignment=”default” phone_text_alignment=”default” column_border_width=”none” column_border_style=”solid”][vc_column_text]O que separa aqueles que passam daqueles que não passam? Essa é uma pergunta bem direta e todos aqueles que pretendem ser aprovados precisam ter convicção de sua resposta, porque é essa convicção que vai te fazer agir diferente daqueles que não alcançam seus objetivos.
 
A resposta para essa pergunta talvez seja um dos mitos errados mais destrutivos para o candidato. Vejam só esta cena e me digam se você já não viu ela acontecer, com você ou com um amigo: A pessoa decide que quer mudar de vida e resolve estudar para concurso público. O primeiro sentimento é de ansiedade, de recuperar o tempo perdido e ficar a par com os concorrentes. Aí a primeira coisa que essa pessoa faz é separar 10h por dia do seu tempo para “se matar de estudar”. Mas ela não consegue. Em pouco tempo a motivação dá espaço à frustração e ela desiste logo depois. A explicação é sempre no mesmo sentido: “Eu não nasci para concurso”, “isso não é para mim”.
 
Tenho uma boa notícia para quem está nesta situação: A sua frustração e sua desmotivação não são problemas que vêm de você. São problemas que vêm do seu método. E método se aprende.
 
Vamos imaginar que em vez de um concurso, estejamos nos preparando para uma maratona. E imagine que o atleta tenha o mesmo comportamento que eu acabei de citar. Ele quer se preparar e acha que o melhor jeito é correr, até não aguentar mais, todos os dias. Muito provavelmente nosso atleta vai se cansar, se lesionar e vai se desmotivar de seu objetivo.
 
A dica que fica é: Não podemos confundir esforço com resultado. Para ter resultado, temos que ter esforço, mas esforço gratuito é inútil. Aliás, é pior que inútil. Quando nos esforçamos de graça, nós nos desmotivamos e ficamos mais perto de desistir de nossos objetivos.
 
Não precisamos de muito tempo de estudo. Com um método eficiente e perseverança, você terá resultados consistentes. Se você trabalha e tem só uma hora por dia, não se preocupe. Uma hora todos os dias vai te levar longe. Basta você estudar direito.
 
Acredito que este problema de método é uma herança do nosso sistema educacional. Passamos a vida decorando coisas, mas nunca temos uma aula sobre como estudar ou sobre como o processo de aprendizagem funciona.
 
Nós do Eduqc levamos o método muito a sério e usamos tecnologia de ponta para levar as melhores técnicas pedagógicas ao alcance de nossos usuários. Infelizmente, não temos espaço para falar tudo de uma vez aqui. Nas nossas próximas postagens, vamos mostrar algumas técnicas que vão permitir que você se mantenha focado e estude eficientemente durante todo o seu percurso.[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *