fbpx

Os 9 passos para passar em um concurso

Marcus Silva, Colunista da Folha Dirigida

Olá! Hoje vou falar com você sobre um assunto muito bom: passar no seu concurso.

E passar no seu concurso é um grande objetivo que deve ser pensado para, pelo menos, para médio prazo. É um projeto que deve ser bem organizado, pois se assim não for, você acaba se perdendo no meio do caminho, ou talvez até no início, por não saber para onde ir e o que fazer.

Por isso, vou ajudá-lo(a) hoje com um método de organização desse tão sonhado objetivo que é passar no seu concurso, ok?!

Primeiramente, tenha em mente que o seu grande objetivo é passar no seu concurso em determinado período de tempo. Pode ser em 6 meses, 1 ano, 2 anos.

O importante é determinar um prazo, pois metas sem prazo não são metas e acabam nunca sendo cumpridas. Caso o prazo inicial não seja atingido, não há problema algum, pois você pode reorganizar as coisas e estabelecer um novo limite, sempre. Ninguém vai morrer por isso, ok? Vamos em frente!

Na sequência, pense em 3 grandes tarefas que são necessárias para que o seu grande objetivo (passar no seu concurso em “x” tempo) seja concretizado.

Pense somente em 3 grandes tarefas, não mais que isso. Passar em um concurso não é fácil e não precisamos complicar ainda mais a coisa, enumerando dezenas de tarefas em uma lista interminável.

Vamos ser concisos, sem perder a objetividade. Por exemplo, eu pensaria nas seguintes tarefas: organizar meus materiais com referência no edital do cargo que desejo (organizar materiais), estabelecer uma estratégia para chegar lá (estratégia), e buscar meios para fortalecer minha mentalidade e meu lado emocional (mentalidade forte). Pronto! Já tenho a base do que preciso focar.

Depois disso, para cada grande tarefa, você deve estabelecer mais 3 pequenas tarefas e não mais que 3, pelos mesmos motivos já expostos anteriormente.

Eu faria da seguinte maneira: (i) para “organizar materiais” as 3 seriam “escolher as fontes de estudo da parte teórica”, “escolher um bom site de resolução de exercícios”, e “preparar meus resumos sempre por tópicos de cada disciplina”; (ii) para “estratégia” as 3 seriam “organizar minha rotina pessoal e meu tempo para estudo”, “montar um bom planejamento de estudos”, e “ter um método de estudo eficiente”; (iii) para “mentalidade forte” as 3 seriam “valorizar tudo o que eu já fiz de positivo nos estudos”, “ter sempre uma referência positiva de um caso de sucesso”, e “não perder o foco no que me move rumo à aprovação (família, filhos, qualidade de vida, etc)”. Pronto!

Agora você já tem 9 tarefas desenhadas de forma objetiva e muito clara para não se perder pelo caminho rumo à sua vaga.

Feito isso, agora chega a hora do trabalho, de fazer o necessário para concretizar as 9 tarefas que te levarão à aprovação. Desta forma, organizada, você elimina aquela tendência que temos de focar no micro, ao invés de ter sempre em mente o macro, o objetivo maior.

Por hoje é só. E se você desejar saber mais sobre meu trabalho de orientação de estudos, inclusive sobre minhas mentorias para concursos, mande mensagem para o WhatsApp (21) 981210550 e diga que você leu esta coluna, que está interessado em ser um dos meus mentorandos.

Pergunte se ainda há vagas disponíveis, pois estou encerrando as matrículas para esse ano de 2022. Novos alunos, talvez, somente a partir de 2023.

Espero ter ajudado!

Até a próxima! Grande abraço! Não desista. A única opção é a sua vitória!

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *