Como fazer simulado para concurso público?
Você sabe como fazer simulado para concurso público? Praticamente todo estudante sabe da importância de realizar simulados.
Afinal, o próprio nome já traz a referência do que se trata esse exercício: uma simulação do dia da prova.
A rotina do estudante que pretende ser aprovado é bem pesada. Os editais contêm uma quantidade grande de conteúdos e matérias. Isso sem falar da concorrência e dificuldade na cobrança das questões.
Com isso, as horas para leitura de teoria, cursos online, videoaulas, além, é claro, dos afazeres cotidianos, acabam deixando a prática de questões esquecida.
Nesse contexto, os simulados entram como uma boa solução e remédio para a falta de conhecimento que o estudante possa ter. Ele serve como uma espécie de termômetro para quem está se preparando.
Quer saber como fazer?

Os simulados entram como uma boa solução para a falta de conhecimento ou dúvidas do estudante (Foto: Freepik)
Qual a importância dos simulados?
A ideia central de um simulado, segundo Fabrízio Rubinstein, coordenador Pedagógico da Folha Dirigida, é fazer de conta que chegou o momento da sua prova de concurso público.
Tudo deve ser colocado igual: o tempo de prova, número de questões, mesa, caneta, sua garrafa de água e por aí vai.
É o que permitirá você identificar os temas que ainda tem dificuldade e como está o seu aprendizado para o dia que for para valer. E o melhor: trabalhar o seu nervosismo e ansiedade.
Por que fazer simulado para concurso público?
Os simulados possuem cinco grandes benefícios para o estudante:
- Se preparar psicologicamente para o momento da prova
- Identificar quais assuntos você ainda tem dificuldade e precisa estudar mais
- Funciona como uma lista de exercícios
- Ajuda a entender o formato das questões da banca organizadora
- Permite simular as condições do dia da prova
1. Se preparar psicologicamente para o momento da prova
Sabe aquele nervosismo que bate na hora de entrar na sala de prova do concurso? Então, realizar simulados deixará você mais familiarizado com a situação de prova. Além de trazer mais confiança e segurança da matéria.
2. Identificar quais assuntos você ainda tem dificuldade e precisa estudar mais
Além de treinar a situação de prova, é importante avaliar o seu desempenho no simulado. Com isso, ao corrigir o seu simulado, você perceberá aqueles assuntos que ainda está errando e poderá direcionar o seu estudo para melhorar esses pontos.
3. Funciona como uma lista de exercícios
Estudar sem fazer questões para concurso público é o maior pecado que alguém pode cometer na preparação para se tornar um futuro servidor. Por isso, faça muitos exercícios.
Eles são o seu norte de desempenho e aprendizado. Por meio deles será possível saber se estamos ou não entendendo o conteúdo.
4. Ajuda a entender o formato das questões da banca organizadora
Cada organizadora tem um estilo de cobrar determinado assunto, ou seja, modelos de texto.
É importante, ao ter conhecimento da banca do concurso, que o estudante busque sempre realizar questões anteriores da banca. Por isso, um simulado composto por questões dessa organizadora é o ideal.
5. Permite simular as condições do dia da prova
Será que você sabe administrar o seu tempo na hora da prova? A simulação feita de forma correta ajudará você a identificar esses pontos.
Isso é válido principalmente se você for realizar uma prova com muitas questões ou discursiva.
Dessa forma, fazer simulados permite entender a dinâmica da prova, administrar o tempo e interpretar os textos durante o momento de tensão do concurso.
O momento de errar é no simulado, por isso, se arrisque e treine bastante para que o seu número de erros seja o menor possível no dia que estiver valendo.
Dessa forma, vamos explicar o passo a passo para fazer um simulado corretamente.
Como fazer simulados para concursos públicos?
De acordo com o professor Rubinstein, você deve verificar no último edital como foi o formato da prova e quantas questões de cada matéria foram cobradas. Siga os seguintes passos:
- Pegue o último edital do concurso
- Analise o formato da prova
- Pegue a última prova ou monte uma com questões anteriores da mesma banca
- Defina o horário para fazer o simulado
Utilizar a última prova do seu concurso de interesse é uma boa alternativa, afinal, você terá em mãos o gabarito oficial.
Entretanto, caso você já tenha realizado a prova, pode montar uma no mesmo formato e imprimir para realizar no dia definido por você.
Agora, os passos para serem realizados no dia da realização do seu simulado:
- Vá para um lugar silencioso
- Separe uma mesa e cadeira
- Desligue o celular durante o simulado
- Leve apenas uma caneta, água e algo para comer
- Respeite o tempo de prova
Esse momento deve ser idêntico ao que você enfrentará no dia da prova de verdade. Por isso, faça valer as condições ideais para que a sua simulação saia perfeita. Ter um cantinho de estudos em casa irá ajudar bastante nessa ambientação.
Após realizar seu simulado, vem o momento do diagnóstico da prova. Verifique quantas questões você acertou e errou e realize o cálculo da sua nota com base no peso de cada questão.
Com isso, caso seu desempenho não seja tão bom, não se preocupe. Afinal, o simulado apontará os tópicos que você precisará melhorar. Desse modo, intensifique seus estudos nesses conteúdos.
Se a sua performance for boa, mantenha o ritmo, faça suas revisões (os flashcards são um ótimo recurso para revisar) e tente agendar mais simulados antes do dia da sua prova.
Eu gostaria de fazer esse simulado